NYCOMED

Marca: NYCOMED
Ref: 7896641808630

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Neosaldina contém como princípios ativos o isometepteno, a dipirona e a cafeína.O isometepteno, quimicamente o 2-metil-6-metilamino-2-hepteno, é um agente espasmolítico, possuindo três ações principais:

· ação espasmolítica por efeito simpaticomimético;
· ação espasmolítica por ação direta sobre a musculatura lisa;
· ação analgésica própria e potencializadora dos analgésicos.

Devido a sua ação simpaticomimética, desempenha papel fundamental na recuperação dos espasmos provocados pelo estresse diário.Faz retornar o equilíbrio entre o sistema simpático e parassimpático, normalizando as funções orgânicas.A ação simpática efetua-se somente sobre a musculatura lisa, sendo raríssimos, portanto, os efeitos cardíacos e sobre o sistema nervoso central.A ação vasoconstritora craniana é especialmente útil no tratamento das enxaquecas.A dipirona, quimicamente o fenil-dimetil-pirazolona -metilamino-metanossulfonato sódico é um agente analgésico, antitérmico, antiinflamatório, de largo uso clínico, tanto isolado como combinado a outros medicamentos.A cafeína, quimicamente a 3,7-diidro,1,3,7-trimetil-1H-purino-2,6-diona, possui leve ação sobre o sistema nervoso central, aumentando os processos cerebrais, inclusive a capacidade de concentração e raciocínio.Paralelamente, evidencia uma ação vasoconstritora sobre as artérias cranianas, útil no tratamento das cefaléias, especialmente das enxaquecas.

Precauções:

Idade: Neosaldina está contra-indicada para crianças com menos de 1 ano.Devido a possibilidade de debilidade renal, Neosaldina é contra-indicada para crianças menores de 1 ano, a não ser que o tratamento seja mandatório.É recomendado que Neosaldina seja administrada somente sob supervisão médica também para crianças maiores de 1 ano.Neosaldina drágea é contra-indicada para crianças menores de 12 anos.Uso na Gravidez: Neosaldina não deve ser administrada durante a gravidez, especialmente nos 3 primeiros meses ou últimas 6 semanas de gestação, a não ser que seja mandatório.

Uso na Lactação:

Metabólitos da dipirona passam para o leite materno.Como não existem experiências dos efeitos em lactentes.Neosaldina não deve ser administrada durante o período de amamentação.Se necessário, a amamentação deve ser interrompida.

Cuidados são recomendados em:

Pacientes em que o sistema hematopoiético é debilitado (ex. pacientes em citoestática).Esses pacientes só deverão utilizar dipirona sódica sob supervisão médica e atento monitoramento de seus exames laboratoriais.Pacientes cuja pressão sangüínea seja abaixo de 100 mmHg ou cuja função circulatória seja inconstante (ex. circulação debilitada associada a infarto do miocárdio, lesões múltiplas ou choque recente).Pacientes com asma brônquica ou infecções respiratórias crônicas (especialmente se essas coincidem com sintomas de febre de feno) e pacientes hipersensíveis a analgésicos e medicação anti-reumática, (asma causada por analgésicos, intolerância a analgésicos) e são, portanto, suscetíveis a ataques de asma ou choques ocasionados por dipirona sódica.O mesmo aplica-se a indivíduos que reajam a bebidas alcoólicas (mesmo em pequenas quantidades), espirrando, lacrimejando, acentuado rubor, como também a indivíduos com alergia a alimentos, pêlo animal, tinturas de cabelo e agentes preservativos.Embora a intolerância a analgésicos seja extremamente rara, o risco de choque é maior após a administração parenteral do que as dosagens oral ou retal.

As principais reações adversas a Neosaldina são as relacionadas à reações de hipersensibilidade, sendo as mais graves: choque anafilático e discrasias sangüíneas (tais como: agranulocitose, leucopenia, trombocitopenia).Essas reações são raras, porém, com sério risco de vida, e, podem ocorrer mesmo se a dipirona foi administrada, previamente, sem qualquer efeito adverso.Os sintomas de agranulocitose são: febre alta, sensação de frio, garganta inflamada, dificuldade em engolir, lesões inflamatórias na boca, nariz e garganta, assim como, nas regiões genital e anal.Imediata interrupção da medicação é a indicação para a completa recuperação.Portanto, se uma inesperada piora for observada, se a febre não ceder ou se reocorrer, ou se lesões dolorosas ocorrerem nas membranas das mucosas, principalmente da boca, nariz ou garganta, o tratamento com dipirona sódica deve ser imediatamente interrompido.Trombocitopenia dá margem a uma propensão à sangramento, pequenas hemorragias podem ocorrer na pele e mucosas.Em alguns pacientes, especialmente aqueles com história de doença renal, ou em casos de superdosagem, insuficiência renal transitória, ex. oligúria e anuria acompanhadas de proteinúria e inflamação do tecido renal (nefrite intersticial) podem ser observadas. Hipotermia e reações de hipersensibilidade afetando a pele (por exemplo: exantema), a conjuntiva e mucosas da cavidade naso-faríngea, são outras reações adversas que podem ocorrer.Ataques de asma podem ser observados em pacientes predispostos.Em raros casos um aumento de batimentos cardíacos e freqüente irritabilidade podem ocorrer.Esses sintomas são breves e podem ser evitados com a redução da dosagem.A fim de prevenir distúrbios em pessoas idosas e sensíveis, Neosaldina não deve ser administrada à noite.Freqüentemente efeitos colaterais simpaticotônicos como náusea, rubor, suor ou dor de cabeça podem ocorrer.Esses sintomas desaparecem em geral com a redução de dosagem.

Neosaldina Drágea
Mucato de isometepteno - Dipirona sódica - Cafeína anidra.
Neosaldina Solução Oral "Gotas"
Cloridrato de isometepteno - Dipirona sódica - Cafeína anidra.