É utilizada no tratamento das manifestações dolorosas e febre.Dipirona não deve ser administrada a pacientes c/ intolerância conhecida aos derivados pirazolônicos, ou portadores de determinadas doenças metabólicas, como porfiria hepática ou deficiência congênita da glicose-6-fosfato desidrogenase.Como os demais analgésicos, dipirona não deve ser administrada em altas doses ou por períodos prolongados sem controle médico.
Boehringer Ingelheim
Anador com 4 Comprimidos

Marca: Boehringer Ingelheim

Indicações: É utilizada no tratamento das manifestações dolorosas e febre

Reações adversas/Efeitos colaterais:

Em pacientes sensíveis, dipirona pode provocar reações de hipersensibilidade, independentemente da dose.As mais graves, embora bastante raras, são choque e discrasias sangüíneas (agranulocitose, leucopenia e trombocitopenia), o que é sempre um quadro muito grave.Outros efeitos indesejados que podem ocorrer incluem reações de hipersensibilidade, que afetam a pele (urticária), a conjuntiva e a mucosa nasofaríngea, muito raramente progredindo para reações cutâneas bolhosas, às vezes com risco de vida, geralmente com comprometimento da mucosa (síndrome de Stevens-Johnson ou síndrome de Lyell).No evento de tais reações cutâneas, deve-se suspender imediatamente o tratamento e consultar o médico. Pacientes com história de reação de hipersensibilidade a outras drogas ou substâncias podem constituir um grupo de maior risco e apresentar efeitos colaterais mais intensos, até mesmo choque.Neste caso, deve-se suspender imediatamente o tratamento e tomar as providências médicas adequadas: colocar o paciente deitado com as pernas elevadas e as vias aéreas livres; diluir 1 ml de epinefrina a 1:1000 para 10 ml e aplicar 1 ml por via intravenosa e, a seguir, uma dose alta de glicocorticóide. Se necessário, fazer reposição do volume sangüíneo com plasma, albumina ou soluções eletrolíticas.Em situações ocasionais, principalmente em pacientes com histórico de doença renal preexistente, ou em caso de superdosagem, houve distúrbios renais transitórios com oligúria ou anúria, proteinúria e nefrite intersticial.Podem-se observar ataques de asma em pacientes predispostos a tal condição.

Referência: Dipirona gotas compr solução